20/05/2025 14h38

Sefaz publica Balanço Cidadão 2024

O Balanço Cidadão 2024 já está disponível para consulta no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Elaborado pela equipe técnica da Gerência de Contabilidade Geral do Estado, vinculada à Subsecretaria do Tesouro Estadual, o documento tem como objetivo prestar contas à sociedade sobre as ações do Governo do Estado, promovendo transparência e controle social.

Além de atender aos requisitos legais, o Balanço Cidadão é uma iniciativa inovadora que apresenta dados contábeis e informações sobre as políticas públicas implementadas durante o ano de 2024 de forma acessível a todos os públicos. Essa abordagem facilita a compreensão dos cidadãos acerca das finanças e ações do Estado.

Ao acessar o documento, elaborado com a participação de todos os órgãos e entidades estaduais sob a coordenação da Sefaz, o cidadão pode entender facilmente como os recursos públicos estão sendo administrados e utilizados em áreas como Saúde, Educação e Segurança.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do controle social. “O Balanço Cidadão fomenta a responsabilidade coletiva na gestão dos recursos do Estado. Ao prestar contas à sociedade, o Governo do Estado possibilita que os cidadãos acompanhem de perto como os recursos públicos estão sendo geridos e, assim, possam contribuir para o melhor uso desses recursos, fiscalizando a eficiência, a eficácia e a legalidade das ações do governo”, salientou.

O subsecretário e consultor do Tesouro Estadual, Daniel Corrêa, ressaltou que o Balanço Cidadão, além de ser um importante instrumento de transparência pública, é uma iniciativa que facilita a prestação de contas aos órgãos de controle estaduais. “O documento é essencial para que a sociedade e os órgãos de controle possam acompanhar e avaliar a aplicação dos recursos públicos. Garantir a integridade dessas informações é um compromisso do Tesouro Estadual”, afirmou.

Daniel Corrêa observou ainda que o Espírito Santo se destaca como referência nacional pela integridade e transparência das informações contábeis, reconhecimento que se reflete na Nota A+ obtida com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Essa qualificação é concedida aos entes federativos que, além de alcançarem a Nota A nos três indicadores de capacidade de pagamento — endividamento, poupança corrente e liquidez relativa —, obtêm nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

“A entrega do Balanço Cidadão é fruto do compromisso e da dedicação dos consultores do Tesouro Estadual para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações contábeis apresentadas. A busca pelo aprimoramento da transparência e do controle social é uma missão constante e fundamental para que o Estado continue avançando”, afirmou o contador-geral do Estado e consultor do Tesouro Estadual, Alan Johanson, agradecendo o empenho da equipe técnica responsável pela elaboração do documento.

Compete ao Tesouro Estadual o acompanhamento, a sistematização e a padronização da execução contábil, com vistas à elaboração de demonstrações contábeis consolidadas.

CLIQUE AQUI e acesse o Balanço Cidadão 2024.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard