Sefaz promove capacitação para 100 servidores com foco na regularidade fiscal do Estado
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Tesouro Estadual, realiza nesta semana uma capacitação voltada a 100 servidores estaduais das áreas Contábil e Financeira. O curso, promovido pela Subgerência de Regularidade Fiscal do Estado (Suref) com o apoio da Gerência de Desenvolvimento Fazendário (Gedef), tem como objetivo aprimorar a qualificação técnica dos servidores e assegurar a manutenção da regularidade fiscal dos órgãos estaduais e do Espírito Santo junto aos órgãos federais.
A capacitação, iniciada na segunda-feira (10), segue até esta sexta-feira (14) de forma presencial na sede da Sefaz, na Enseada do Suá, em Vitória. O subsecretário e consultor do Tesouro Estadual, Daniel Corrêa, observa que manter a regularidade fiscal com os órgãos federais é condição indispensável para que o Espírito Santo celebre convênios, obtenha financiamentos e receba transferências voluntárias da União, o que contribui diretamente para o fortalecimento das políticas públicas e dos investimentos em áreas prioritárias como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
“Treinamentos como este contribuem para que o Espírito Santo siga sendo referência nacional em gestão fiscal, tendo alcançado, em 2025, pelo segundo ano consecutivo, a classificação ‘A+’ na análise da Secretaria do Tesouro Nacional, destinada aos entes federativos que atingem o mais elevado nível de excelência em gestão fiscal e qualidade do gasto público”, ressaltou Daniel Corrêa.
O subgerente da Suref e consultor do Tesouro Estadual, André Maioli, destacou que o curso é destinado a servidores da Administração Direta e Indireta, integrantes dos Grupos Financeiros Setoriais do Estado nos processos de Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf / DCTF Web).
“As capacitações são fundamentais para manter a correta escrituração contábil e regularidade fiscal dos órgãos e do Estado. Promovemos treinamentos em 2022 e 2023 e agora estamos realizando esse curso, voltado a servidores novos e atualização dos antigos, que já participaram nos anos anteriores”, explicou André Maioli.
A subgerente de Treinamento e Desenvolvimento da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito, reforçou o papel estratégico da formação continuada. “É essencial que os servidores estejam atualizados e preparados para acompanhar as constantes mudanças na legislação e nas ferramentas de gestão fiscal”, destacou.
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