23/11/2021 11h16

Sefaz participa da comemoração dos 50 anos do Fundap

Foto: Hélio Filho

Mais de 150 pessoas, entre autoridades, empresários, representantes das principais entidades do Espírito Santo e grandes nomes da história econômica e política do Estado, estiveram presentes na manhã dessa segunda-feira (22), no Palácio Anchieta, em Vitória, em um evento comemorativo aos 50 anos do Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap). 

A manhã foi marcada por homenagens, emoção e pelas boas lembranças das cinco décadas de história do incentivo, considerado essencial para a manutenção das atividades das empresas de comércio exterior no Espírito Santo. Ao discursar, o governador do Estado, Renato Casagrande, exaltou as qualidades do Estado e das indústrias que operam aqui.

"O Fundap foi um importante instrumento há 50 anos e continua essencial até os dias de hoje, ajudando a atrair empresas para o Espírito Santo e transformando o nosso Estado em um centro logístico. Queremos nos abrir cada vez mais para o mundo, então seguimos tendo muito o que avançar e não podemos parar de trabalhar para nos colocar em posição de destaque", pontuou Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, também destacou a importância do Fundap para o Espírito Santo. "Há 50 anos, a realidade econômica do Espírito Santo era muito diferente da que é hoje. Muito desse desenvolvimento que vimos com o passar do tempo se deve aos benefícios trazidos pelo Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias, o Fundap. Hoje, celebramos os 50 anos do Fundap, certos de sua importância para o Estado e para os municípios capixabas", disse.

O presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta, ressaltou as qualidades econômicas do Estado. “É muito especial estar aqui representando o setor em mais um momento que ficará como um marco na história de todo o legado que o segmento de comércio exterior e, principalmente, o Fundap deixam para o Espírito Santo. São 50 anos de história de um incentivo que trouxe riqueza e progresso para o nosso Estado”, pontuou. 

Durante o evento, a entidade e o Governo aproveitam para homenagear representantes e empresas que se destacaram ao longo dessas cinco décadas e contribuíram diretamente para o desenvolvimento do Espírito Santo, por meio do sistema Fundap. 

Foram homenageados Amâncio Picoli, Arthur Carlos Gerhardt Santos, Otacílio José Coser (homenagem póstuma), Graciano Espíndula Filho (homenagem póstuma) e Luiz Roberto Côgo, além de representantes das empresas fundapianas Comexport, Cisa Trading, Sertrading, Timbro e Cotia.

 

Com informações do Sindiex

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard