02/09/2021 10h59 - Atualizado em 02/09/2021 11h00

Sefaz apresenta atrativos tributários do Estado em palestra do Ibef-RS

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) participou, no início desta semana, de uma palestra sobre os incentivos tributários existentes no Estado. O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - Rio Grande do Sul (Ibef-RS) e contou com a participação do secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Marcelo Altoé; do secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli; e do subsecretário da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Ricardo Pereira.

Durante sua fala, Altoé destacou o equilíbrio financeiro do Espírito Santo – que tem Nota A da Secretaria do Tesouro Nacional há quase uma década –, e também o Fundo Soberano, criado em 2019 pelo Governo Estadual.

"Essa organização financeira permite que o Estado mantenha os incentivos para que as empresas se instalem no Espírito Santo, gerem emprego, renda e tragam desenvolvimento para a população capixaba", disse Altoé. Ao longo da apresentação, o secretário explicou o funcionamento do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo (Compete-ES) e também do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap).

O encontro contou ainda com a participação de Felipe Maia, gerente de Novos Negócios da Sertrading, que destacou a importância dos atrativos tributários como um todo. "Esse é um momento de ouro para mostrar o que os Estados têm a oferecer, especial por conta dessa janela de oportunidade que a gente está vivendo. Os benefícios cumprem um papel de desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, atraem investimentos não só localmente, mas de empresas que querem se colocar de maneira competitiva no Brasil", apontou.

Por fim, o anfitrião, Eduardo Estima, vice-presidente do Ibef-RS, agradeceu a presença dos participantes. "Agradecemos pela disponibilidade de abrir as histórias, agendas, possibilidades de nos explicar o funcionamento dos atrativos tributários e estamos à disposição de todos para trabalhar novos assuntos aqui por meio do Ibef-RS".

O debate segue disponível no YouTube. Clique AQUI para assistir.