11/11/2025 16h46

Sefaz alinha ações para fortalecer a Educação Fiscal no Estado

Em reunião realizada nesta terça-feira (11), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, a Secretaria da Educação (Sedu) e a Receita Federal alinharam estratégias para o fortalecimento das ações de Educação Fiscal no Estado, com foco na ampliação da consciência cidadã sobre o papel social dos tributos e na integração entre instituições parceiras.

Entre os temas discutidos estiveram a reestruturação do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe), o alinhamento de iniciativas conjuntas entre a Sefaz e a Sedu, a avaliação dos resultados do curso Disseminadores de Educação Fiscal, além do planejamento de novas formações para professores e da definição de diretrizes para a implementação da Educação Fiscal no Estado em 2026.

Participaram da reunião a gerente de Atendimento e Relacionamento da Sefaz, Lívia Delboni Lemos; a subgerente de Educação Fiscal, Katiucia Aparecida Campos Von Muhlen; a professora formadora Sílvia Oliveira Fonseca; e o professor João Evangelista de Sousa, da Sedu. A Receita Federal foi representada por Carolina Rique Nepomuceno de Freitas, responsável pela área de Cidadania Fiscal na 7ª Região Fiscal (Espírito Santo e Rio de Janeiro).

A gerente Lívia Delboni Lemos destacou o compromisso da Sefaz com a promoção da cidadania fiscal. “A Sefaz tem entre suas atribuições o dever de promover a cidadania fiscal, contribuindo para que a sociedade compreenda o papel social dos tributos e sua importância para o funcionamento do Estado. Com o apoio da Secretaria da Educação, temos certeza de que colheremos muitos frutos desse trabalho conjunto”, afirmou.

Lívia Delboni Lemos observou que o encontro reforçou a importância da integração entre instituições na construção de uma cultura de responsabilidade e participação social, baseada no conhecimento e na transparência sobre a gestão dos recursos públicos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
comunicacao@sefaz.es.gov.br

 

 

 

Tópicos:
educação fiscal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard