07/11/2025 10h41

Pré-Comitê Gestor do IBS lança Guia Orientativo para estados e municípios

Foto: Divulgação/Comsefaz
Além do formato em PDF, o manual será disponibilizado também em um painel interativo.

O Pré-Comitê Gestor do IBS elaborou um guia prático com 18 orientações para estados e municípios sobre os impactos administrativos da reforma tributária. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as secretarias de Fazenda a se adaptarem à nova legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, em dezembro de 2023, por meio da Emenda Constitucional 132.

O lançamento do Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária aconteceu nessa quinta-feira (06), durante a 46ª Reunião Extraordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), no Rio de Janeiro, com a presença dos secretários de Fazenda dos 26 estados, do Distrito Federal, além do corpo técnico das administrações tributárias estaduais.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa – que representa o Espírito Santo no Pré-Comitê Getsor do IBS –, participou da reunião do Comsefaz e do lançamento do Guia. “Com essa iniciativa, o Comsefaz dá um passo importante para alinhar procedimentos e fortalecer a governança fiscal dos estados e municípios, assegurando que a transição trazida pela reforma administrativa seja feita de forma planejada e responsável. Parabéns a todos que colaboraram nesse trabalho”, disse.

As orientações presentes no documento foram divididas em três eixos – institucional, operacional e pessoal –, e referências que embasam as sugestões de aprimoramento e casos práticos de implementação que podem servir de exemplo para órgãos de outros estados e municípios.

Como a identificação, revisão e detalhamento das informações são um processo contínuo, o guia será constantemente atualizado, incorporando evoluções normativas, tecnológicas e institucionais.

Além das orientações, o guia também oferece um glossário com o significado de termos técnicos e institucionais relacionados à reforma tributária e uma seção de referências, com textos da base legal (incluindo a Lei Complementar nº 214/2025) e documentos técnicos que fundamentam as orientações.

Além do formato em PDF, o manual será disponibilizado também em um painel interativo, que permite acesso direto e dinâmico às versões mais recentes e detalhadas destes documentos, assim como do material que o subsidia, a exemplo de notas técnicas e orientativas.

O Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária é fruto da dedicação de 40 técnicos, organizados no Grupo Técnico 08 do Pré-Comitê Gestor do IBS e, em seus subgrupos, com contribuições de especialistas e gestores públicos. As auditoras fiscais da Receita Estadual Sarah Vantil (gerente de Inteligência Fiscal da Sefaz) e Carla Milaneze (gerente de Desenvolvimento Fazendário da Sefaz) participaram das discussões.

Segundo o presidente do Comitê Gestor do IBS, Flávio César, a obra foi pensada para servir de inspiração a gestores, técnicos e servidores públicos, transformando os desafios da reforma tributária em oportunidades concretas.

“Mais do que um manual técnico, este guia foi concebido para ser prático, didático e aplicável. Ele não se limita a indicar ‘o que fazer’, mas fornece subsídios estratégicos sobre ‘como fazer’, permitindo que cada ente adapte as recomendações à sua realidade local. Estruturas, processos, sistemas e equipes encontrarão aqui orientações essenciais para planejar, priorizar e executar as mudanças impostas pela reforma”, destacou.

Orientações

Das 18 orientações presentes no guia, 11 são do eixo Institucional, com abordagem sobre governança, estrutura organizacional, processos, parcerias e ajustes normativos. Outras cinco orientações foram incluídas no eixo operacional, que tratam de sistemas, bases de dados e integração tecnológica; e duas estão no eixo Pessoal, voltadas à capacitação da equipe, engajamento, realocação e cessão para o Comitê Gestor do IBS;

Confira as 18 orientações divididas por eixos:

Orientações Institucionais

Adequações das Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais à EC nº 132/2023; Adesão ao Sinter e Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB); Adequação Normativa e Divulgação do CNPJ Alfanumérico; Atualização de Situações Cadastrais; Adesão ao Padrão Nacional para NFS-e; Estrutura Administrativa dos Entes Subnacionais para RTC; Adequação da Legislação Relativa à Cota-parte Municipal; Obrigatoriedade de CNPJ para Pessoas Físicas; Consultas Formais sobre o IBS; Atualização da Base de Cálculo do IPTU por Ato do Poder Executivo; Instituição da COSISP;

Orientações Operacionais

Atualização dos Sistemas ao Novo Leiaute da NF-e e NFC-e; Adaptação dos Sistemas aos Novos Leiautes de CTe, CTeOS, GTVe, BPe, NF3e e NFCom; Adequação dos Sistemas ao CNPJ Alfanumérico; Possível Adoção do Sistema SEFIN Nacional para Emissão da NFS-e; e Adaptação dos Sistemas Próprios para Emissão de NFS-e

Orientações de Pessoal

Adequação Legal e Normativa para Cessão de Servidores ao CG-IBS; e Capacitação para Adequação à Reforma Tributária do Consumo.

Acesse o Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária

(Com informações da Assessoria de Comunicação com Comsefaz)

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