27/07/2020 07h56 - Atualizado em
17/03/2021 11h06
Sefaz contribui para modernização do trabalho durante a pandemia
Desde a primeira semana de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Getec) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) tem trabalhado para a modernização do trabalho no ambiente da Secretaria. A preparação de acessos remotos - Virtual Private Network (VPN) - para os servidores em home office e a adoção de ferramentas de comunicação on-line para as reuniões periódicas das equipes foram algumas das tarefas desempenhadas neste período. “A Getec implantou, de forma imediata, uma ferramenta de interatividade e colaboração com o objetivo de realização de reuniões através de salas de chat e videoconferência contribuindo para melhor desempenho das atividades das equipes de tecnologia”, disse o gerente de Tecnologia, Marcelo Cornélio. “Agora estamos trabalhando com foco na melhoria da experiência do usuário interno e do cidadão capixaba”, completou. Modelo de gestão O modelo de gestão adotado pela Getec foi a utilização de uma linguagem direta e transparente, incluindo a desburocratização dos níveis de acesso definidos por organograma. "É importante respeitar o papel de cada membro da equipe, há necessidade de uma visão disruptiva, ou seja, que provoque a equipe para uma ruptura nos padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidas", acrescentou o gerente. Desde o ano passado a Getec realizou diversas entregas importantes no setor de tecnologia como a Gestão de Projetos mesclando a metodologia Ágil x Waterfall, a realização de Workshops e Benchmarking, a reestruturação do catálogo de serviços e a implantação dos SLAs (Service Level Agreement) e OLAs (Operational Level Agreement), que permite atualmente determinar o tempo de atuação das demandas maior para fluidez e celeridade nos atendimentos, dentre outras. Outras entregas Além de ações internas, a Getec entregou mais de 55 projetos relacionados a sistemas e infraestrutura do ecossistema da Secretaria. Para o cidadão capixaba, a equipe de tecnologia contribuiu para as seguintes entregas nesse período: - APP Menor Preço; - Nota Fiscal Avulsa para Pessoa Física e Produtor Rural; - Ampliação do Sistema Cooperação Fiscal, ambiente interativo dentro da Agência Virtual (AGV), no qual a Sefaz publicará as inconsistências, e os contribuintes poderão, eventualmente, apresentar justificativas ou providenciar a correção com redução de multas; - Site do Monitoramento do Preço do Combustível; - Site de Consulta NFe dos Órgãos Públicos disponibilizado no Portal da Transparência; - Melhoria no ambiente do Fale Conosco e Orientação Tributária que facilitou a interação com os cidadãos; - Alteração nos sistemas da Sefaz em atendimento aos decretos que surgiram no cenário dos eventos ocasionados pelas enchentes no sul Estado e da pandemia da Covid-19. Ações futuras Uma das mudanças que acontecerá em breve será a implementação do uso de indicadores “Key Performance Indicators” (KPIs), uma ferramenta de suma importância para apoiar planejamento quando se fala em gestão por resultados. Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sefaz Giordany Bozzato (27) 3347-5128 giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br