17/09/2012 21h00 - Atualizado em
17/03/2021 10h09
Português Para o Dia a Dia da Sefaz já é compartilhado em oito Estados
Concorrendo ao Prêmio Inoves 2012 como uma iniciativa inédita entre os órgãos de Governo, o Projeto Português Para o Dia a Dia - desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vem, há dois anos, contribuindo para eliminar dúvidas e elucidar lacunas sobre ortografia e gramática da Língua Portuguesa entre os servidores fazendários. Idealizado em 2010 pela subgerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito, o projeto foi implantado para levar ao conhecimento dos funcionários públicos dicas de aplicação de palavras em frases ou considerações sobre a forma correta de se escrever determinadas terminologias. Diariamente, as regras são encaminhadas para o email de todos os funcionários da sede e das agências da Receita Estadual. “A intenção era apresentar as novidades da reforma ortográfica aos nossos colegas de trabalho. As novas regras começaram a ser ensinadas nas escolas e pensamos que seriam bem-vindas também aqui, já que os servidores estão fora dos bancos escolares e poderiam ter dúvidas com relação às mudanças”. Penha lembra ainda que o Projeto tem grande aceitação interna e deixa os servidores curiosos com os conteúdos recebidos. “Conseguimos implantar e ter grande aceitação interna. É comum recebermos sugestões de temas. Também é interessante destacar que há uma interação com o público. Quando a pessoa lê e às vezes continua com dúvida, quando está escrevendo um documento e quer saber sobre a forma de aplicar ou escrever uma palavra, ela liga perguntando, questionando a respeito. Acreditamos que deu resultado pois é algo importante para ao nosso cotidiano e foi aceito por todos por que tira-se proveito daquilo”. Oito Estados O Português para o Dia a Dia não se restringe mais somente à Sefaz-ES. Por sua aceitação e impacto positivo no Espírito Santo, foi apresentado no Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) - grupo que reúne representantes da área de gestão de pessoas de todo o país. A iniciativa rompeu as divisas e também passou a ser compartilhada diariamente com funcionários das Fazendas de Santa Catarina, Amazonas, Piauí, Pernambuco, Bahia, Tocantins, Maranhão e Rio Grande do Norte. “Como vimos que se tornou uma ferramenta importante e útil na nossa rotina, levamos ao conhecimento dos representantes do GDFAZ, que por sua vez se mostraram interessados e solicitaram que a Sefaz-ES disponibilizasse o mesmo conteúdo para seus Estados. O que é enviado para nós aqui, é mandado também para os servidores de todas unidades federadas. Eles, inclusive, passaram a interagir conosco, seja para parabenizar ou para colaborar apresentando dúvidas e sugestões”, destacou o Gerente de Desenvolvimento Fazendário, Francisco Costa de Andrade. Inoves Penha explicou que pela contribuição com o desenvolvimento das tarefas dos servidores, foi incentivada a increver o Projeto no Prêmio Inoves 2012. Ela acredita que a iniciativa pode ser de utilidade para mais servidores e órgãos estaduais. “Observamos que o Português para o Dia a Dia ou Português um Pouco por Dia! está incluído nessa definição. Assim, na condição de professora de Língua Portuguesa, com graduação em Letras e vendo a facilidade de levar o assunto até o local de trabalho, de modo simples, prático e didático, preparamos as regras, pesquisando em gramáticas e materiais didáticos e, a cada dia, pela manhã, enviamos uma regrinha, possibilitando aos servidores inúmeros questionamentos via comunicação eletrônica ou por telefone”, finalizou Maria da Penha. O Prêmio O Inoves é um programa do Governo do Espírito Santo que estimula fortemente o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no contexto do serviço público. Ao mesmo tempo, contribui para a valorização do servidor por meio da disseminação de conceitos modernos de gestão e do reconhecimento de práticas inovadoras. Nessa perspectiva, o Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público capixaba, capazes de modernizar a gestão, melhorar a vida do cidadão e transformar a realidade. O objetivo principal é reconhecer os resultados concretos, gerados por iniciativas empreendedoras que produzam serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo criativo, efetivo e com possibilidades de multiplicação. Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Sefaz Max Torezani - (27) 3633-3877 / (27) 9774-6543 E-mail: comunicacao@sefaz.es.gov.br