02/06/2011 21h00 - Atualizado em
17/03/2021 09h49
Autenticação de livros pela Internet facilita trabalho de contabilistas
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) registrou neste ano a autenticação de 78,9 mil livros contábeis relativos ao exercício de 2010 sem que os 1,8 mil contabilistas responsáveis tivessem que comparecer às Agências da Receita Estadual. Isso foi possível graças à oferta do serviço na Internet, na Agência Virtual do site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br). A autenticação de livros é feita geralmente em abril - exceto pelos contribuintes obrigados ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que são dispensados da autenticação. Em relação ao exercício de 2010, a Sefaz registrou 72 mil autenticações de livros eletrônicos, contra 63,6 mil de 2009. A autenticação dos livros pela Internet, realizada a partir de 2007, trouxe várias vantagens para os contabilistas, lembra o subgerente fiscal da Sefaz - Região Metropolitana, Geraldo José Pinheiro. "Facilitou o trabalho dos contabilistas, que não precisam ir mais às agências levando vários volumes dos livros, suprimiu taxas que antes eram cobradas para a autenticação, e permitiu à Sefaz maior controle das operações", explica o subgerente. O analista de sistemas que trabalhou no desenvolvimento do projeto, Alexandre Mota Monteiro, da Gerência de Tecnologia da Informação, acrescenta que, antigamente, muitas empresas chegavam a fretar veículos como caminhões para levar os livros para autenticação nas agências. Atualmente, os contabilistas apenas precisam ir a uma das agências para realizar o encerramento dos livros manuais - no ano passado, 12,9 mil livros, de 6,3 mil empresas, foram encerrados. O sistema informatizado foi desenvolvido pela equipe própria da Sefaz, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação. Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação/Sefaz: (27) 3636-3877 / 3636-3937 Daniel Hirschmann - 9866-7494 danielh@sefaz.es.gov.br