03/10/2023 12h09 - Atualizado em 03/10/2023 16h08

Sefaz recebe estudantes de jornalismo para visita guiada e palestra sobre educação fiscal

O subsecretário da Receita Estadual, Thiago Venâncio, falou aos alunos sobre educação fiscal.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, recebeu, nesta terça-feira (03), uma turma de estudantes do 3º e 5º períodos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para uma visita guiada aos setores do Fisco. Os alunos também participaram de uma palestra sobre educação fiscal e realizaram uma entrevista coletiva com o subsecretário de Estado da Receita Estadual, o auditor fiscal Thiago Venâncio.

Além de aperfeiçoarem as habilidades em jornalismo por meio da atividade prática, os estudantes puderam saber mais sobre educação fiscal e entender como funciona a gestão tributária no Estado, que é referência para o País em solidez fiscal.

“É fundamental que os cidadãos tenham consciência sobre a importância do pagamento correto de impostos para a promoção de justiça fiscal. É por meio do trabalho da Receita Estadual que é feito o combate à sonegação e à concorrência desleal, garantindo a arrecadação de recursos que são aplicados em serviços públicos, em áreas prioritárias para a população, como a saúde, a educação e a segurança”, destacou Thiago Venâncio.

O subsecretário da Receita Estadual lembrou que, como jornalistas, os estudantes terão contato no futuro, com pautas que têm relação com o Fisco. “O jornalismo faz um trabalho relevante de acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Por isso, todo conhecimento agrega valor a essa importante função”, disse Thiago Venâncio, ressaltando que a Sefaz foi pioneira na criação de uma estrutura voltada para a educação fiscal. 

A professora Rose Vidal, da disciplina “Laboratório de Jornalismo e Gêneros de Jornalismo” e responsável pela atividade, observou que costuma programar aulas práticas como essa para que os estudantes possam vivenciar pautas reais. “Antes da visita, os estudantes foram orientados sobre como se portar. Eles elaboraram a pauta e foram divididos em seis grupos, que deverão, cada um, abordar os temas tratados sob um olhar diferente”, explicou a docente.  

Também participaram da palestra os auditores fiscais Pedro de Sá, gerente de Atendimento ao Contribuinte; Sarah Vantil, gerente de Inteligência Fiscal; Lucas Calvi, gerente Fiscal; Geovani Brum, gerente de Arrecadação e Cadastro; e Hudson Carvalho, gerente Tributário da Sefaz.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard