09/04/2025 15h35

Sefaz participa de reunião com o BID para monitoramento do Profisco II

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da sua Gerência de Projetos Estratégicos, participou nesta semana do encontro de revisão de carteira do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), que reuniu os gestores dos projetos financiados no Estado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no âmbito do programa.

 

A reunião, que aconteceu no Hotel Sheraton Vitória, contou com a presença de técnicos do BID; da Subsecretaria de Estado de Captação de Recursos, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP); e da Sefaz, que coordena a execução do Profisco II no Estado para o desenvolvimento de 15 produtos que serão entregues  em parceria com as Secretarias de Controle e Transparência (Secont), de Economia e Planejamento (SEP) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

 

A revisão de carteira é um procedimento previsto no contrato de financiamento do Governo do Estado com o banco, com o objetivo de promover o acompanhamento e monitorar o andamento dos projetos financiados pela instituição internacional.

 

O Profisco II destinará, até 2026, cerca de R$ 302 milhões para ações de modernização da gestão fazendária e aperfeiçoamento da gestão financeira no Espírito Santo, por meio de financiamento do BID e contrapartida do Governo do Estado. Em seu quarto ano de execução no Estado, o Profisco II conta com 26 aquisições em andamento; 26 contratos em execução; e 19 contratos já concluídos.

 

Durante o encontro, a apresentação dos resultados dos produtos sob responsabilidade da Sefaz foi feita pela coordenadora do Profisco II e gerente de Projetos Estratégicos da Sefaz, Paula Miranda Tardin, e sua equipe. “Apresentamos ao banco os avanços do programa e alinhamos os próximos passos. Detalhamos os estágios em que se encontram os produtos e debatemos soluções para a melhor execução do cronograma previsto”, destacou Paula Tardin.

 

Os 15 produtos que fazem parte do Profisco II estão distribuídos entre três eixos: Gestão Fazendária e Transparência Fiscal; Administração Tributária e Contencioso Fiscal; e Administração Financeira e Gasto Público. O programa prevê investimentos em tecnologia da informação, gestão da inovação, gestão de pessoas, educação fiscal e desenvolvimento de sistemas de administração tributária e financeira, entre outros.

 

O primeiro dia do encontro, na segunda-feira (07), foi dedicado às apresentações de resultados e avaliações de implementação do programa. Já na terça-feira (08) e na quarta-feira (09) a equipe da Gerência de Projetos Estratégicos da Sefaz participou de capacitações promovidas pelo BID nas áreas de aquisições, gestão financeira de projetos e políticas de bens serviços e consultorias do banco.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

2015 - 2025 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.