26/10/2023 17h29

Sefaz participa de evento sobre educação fiscal para produtores rurais em Jaguaré

O auditor fiscal Deuber Vescovi de Oliveira, fez palestra com o tema “A importância do Produtor Rural e sua Relação com o Índice de Participação Municipal (IPM)”.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) participou, nessa quarta-feira (25), de um evento promovido pela Prefeitura de Jaguaré com o objetivo de promover a educação fiscal entre os produtores rurais do município. O subgerente de Educação Fiscal da Sefaz, o auditor fiscal Deuber Vescovi de Oliveira, fez palestra com o tema “A importância do Produtor Rural e sua Relação com o Índice de Participação Municipal (IPM)”.

O evento marcou o lançamento do programa “Produtor Nota 10”, que visa à conscientização sobre a importância da emissão de notas fiscais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município e estimular o crescimento do IPM, índice utilizado no cálculo da arrecadação de ICMS que é destinada ao município.

Estiveram presentes produtores rurais locais, lideranças comunitárias, representantes de cooperativas e presidentes sindicais. Na palestra, o auditor fiscal abordou a composição do IPM, com enfoque no peso da produção agrícola, destacando o potencial de arrecadação municipal e os riscos da sonegação fiscal tanto para os produtores quanto para as finanças municipais.

“É preciso que o cidadão entenda para onde vão os tributos e se conscientize sobre a importância desses recursos para gerar benefícios para toda a sociedade. A evasão fiscal acaba por prejudicar quem mais precisa dos serviços públicos”, destacou Deuber Vescovi de Oliveira.

O superintendente da Prefeitura de Jaguaré, João Marcos Preato Deolindo, ressaltou que o Programa Produtor Nota 10 prevê sorteios de prêmios como incentivo ao produtor rural. “Os produtores que emitirem notas fiscais regularmente concorrerão a prêmios diversos. Dessa forma, estaremos valorizando e reconhecendo aqueles que contribuem para o desenvolvimento econômico e social de Jaguaré”, pontuou o superintendente.

(Com informações da Prefeitura de Jaguaré)

Tópicos:
educação fiscal