29/03/2023 17h50 - Atualizado em 31/03/2023 09h45

Sefaz participa de avaliação internacional da Administração Tributária

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Espírito Santo é a oitava secretaria do País a se submeter à Ferramenta de Avaliação e Diagnóstico da Administração Tributária (TADAT), patrocinada por organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, dentre outros.

A aplicação da metodologia TADAT iniciou na terça-feira (28) e se estenderá até sexta-feira (31) com um curso para servidores de áreas estratégicas a serem avaliadas.

O subsecretário da Receita Estadual, Benício Costa, ressalta que há uma evidente evolução em diversas áreas da Receita Estadual. “Porém, com a TADAT teremos oportunidade de uma análise objetiva e orientada em diversos fluxos e processos da Administração Tributária para avançarmos ainda mais", disse.

A instrutora TADAT e auditora fiscal da Sefaz de Alagoas, Alexandra Vieira, lembrou que o governo alagoano participou da avaliação em 2017. “À época aproveitamos os resultados da avaliação em um plano de ação efetivo, assim, visivelmente, temos uma Sefaz antes e depois da TADAT”, pontuou.

Multiplicação

O líder de missões e assessor TADAT, Eudaldo Almeida, destacou que "a Ferramenta de Avaliação e Diagnóstico da Administração Tributária TADAT é poderosa para identificação de fortalezas e fraquezas, possibilitando a realização de reformas considerando-se as melhores práticas mundiais". São nove áreas de resultado de desempenho a serem avaliadas, divididas em 32 indicadores e 55 dimensões, com conceituação de A a D.

Uma das participantes do curso é a auditora fiscal Layse Tavares. Ela relata que "após o curso, a metodologia será disseminada internamente, com posterior coleta de informações e avaliação pela equipe TADAT e, por fim, o recebimento do relatório com o resultado do diagnóstico da Administração Tributária".

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5511
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard