10/05/2024 15h38

Sefaz e PGE trocam experiências sobre planejamento estratégico

Em reunião realizada nessa quarta-feira (08), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-ES) trocaram experiências sobre o desenvolvimento e o acompanhamento de projetos estratégicos. No encontro, a Gerência Estratégica de Projetos da Sefaz apresentou o processo de trabalho desenvolvido para contratação de consultoria para elaboração do planejamento estratégico da Secretaria.

“A PGE-ES tomou a importante iniciativa de realizar um planejamento estratégico para guiar suas ações estruturantes e, como participante do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Espírito Santo (Profisco II), veio conhecer a experiência da Sefaz com o processo de contratação de consultoria do planejamento estratégico”, explicou o consultor do Tesouro Estadual Tiago Roque, gerente de Projetos Estratégicos da Sefaz.

Participaram da reunião o gerente de Projetos Estratégicos da Sefaz, Tiago Roque; a subgerente de Projetos, Paula Tardin; a consultora do Tesouro Estadual Eliane Canal; e os servidores da Gerência Estratégica de Projetos Joseani Cardoso, Jéssika Oliveira, Leandro Costa e Lucas Mattos. Por parte da PGE compareceram o procurador-geral do Estado, Iuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga; a subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Maira Campana Souto Gama; e a a corregedora-geral, Luciana Merçon Vieira.  

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho realizado pela Sefaz, para que a PGE possa realizar o seu planejamento estratégico por meio de consultoria, visando a melhoria dos processos institucionais e a realização de planejamento de longo prazo das ações e decisões em todos os níveis da instituição.

“Apresentamos as modalidades de contratação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em especial a Seleção Baseada na Qualificação do Consultor (SQC), que utilizamos para a elaboração do planejamento estratégico da Sefaz. Esclarecendo dúvidas sobre prazos, fluxos, procedimentos e execução”, destacou a subgerente de projetos da Sefaz, Paula Tardin.

Durante a reunião, também foi apresentado um panorama geral da evolução na implementação do Profisco II, programa que visa a contribuir para a sustentabilidade fiscal do Estado, por meio da modernização da gestão fazendária e melhoria da administração tributária e da gestão dos gastos públicos.

O Profisco II é executado por meio de financiamento do BID, com contrapartida do Estado. O programa dispõe de 15 produtos, com valor contratual de US$ 42 milhões, e encontra-se no terceiro ano de execução.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

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