05/04/2023 17h05

Sefaz contribui com formulação de Cadernos Metodológicos sobre Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) contribuiu com a formulação de Cadernos Metodológicos sobre Educação Fiscal, da Secretaria da Educação (Sedu). O projeto visa a fomentar a implementação dos Temas Integradores em sala de aula.

Os Temas Integradores entrelaçam as diversas áreas de conhecimento que compõem o Currículo do Espírito Santo e trazem questões que atravessam as experiências dos sujeitos em seus contextos de vida, ações no público, no privado e no cotidiano.

O auditor fiscal, Deuber Luis Vescovi de Oliveira, ressaltou que o primeiro volume da publicação introduziu a discussão sobre a “Educação Fiscal” em sala de aula. “O assunto é importantíssimo para desenvolver entre os estudantes o conhecimento de como funciona a gestão de recursos públicos, a formação de um cidadão consciente e a cidadania fiscal”, disse.

“Dessa forma, vamos interagir com a sociedade sobre a origem dos tributos, sua função social na atualidade, os processos para organizar sua aplicação e o controle social dos recursos públicos”, complementou Oliveira.

O professor Arthur Sergio Rangel Viana explicou que os cadernos estão em consonância com as novas Diretrizes da Educação propostas pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC (Lei 13.415/2017), com o Currículo do Espírito Santo e com as diretrizes das parcerias estabelecidas.

“É oportuno destacar que os Cadernos Metodológicos são instrumentos que auxiliam os professores para que possam delinear ferramentas estratégicas de natureza socioemocionais e cognitivas, a fim de que os estudantes possam tomar decisões claras, objetivas e salutares para o bem-estar de cada um”, ressaltou Viana.

A Educação Fiscal entrou como tema integrador, pois deve ser abordada de forma contextualizada, visando a formar um cidadão consciente, reflexivo e mobilizador, além de contribuir para a transformação social.

Histórico

Os Cadernos Metodológicos contêm práticas que foram elaboradas por meio de planos de aula e projetos que foram construídos e desenvolvidos por graduandos do Curso de Extensão I, no Ensino de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cachoeiro de Itapemirim: “A Educação Matemática e os Desafios Para o Financiamento da Educação Básica Pública no Contexto Tributário Brasileiro”, ofertado pelo Programa Estadual de Educação Fiscal.

Clique AQUI e confira o Caderno Metodológico de Educação Fiscal na íntegra

Alexandre Lemos