Sefaz compartilha experiência com o Nota Fiscal Fácil em eventos na Paraíba
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, participou, na última semana, de uma série de eventos no estado da Paraíba para apresentar a experiência capixaba com o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). As atividades, realizadas entre a -última quarta-feira (26) e a sexta-feira (28), contaram com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e reuniram produtores rurais, representantes de sindicatos e profissionais das administrações tributárias locais.
O NFF, ferramenta desenvolvida para simplificar a emissão de documentos fiscais eletrônicos, permite que produtores rurais, pescadores, transportadores autônomos, MEIs e varejistas optantes do Simples Nacional emitam notas diretamente pelo celular, sem necessidade de sistemas emissores. O aplicativo é gratuito e está disponível para dispositivos móveis, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais para diferentes segmentos da economia.
Na quarta-feira (26), a equipe da Sefaz-ES participou de uma reunião técnica com o Senar-PB, que contou também com a presença do auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Paraíba Fábio Roberto Melo, responsável pelos documentos fiscais naquele Estado. Na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28) foram realizadas palestras nas cidades de Campina Grande e Patos, na sede dos sindicatos de produtores rurais dos respectivos municípios.
Durante os encontros, o auditor fiscal César Milagres, da Subgerência de Educação Fiscal da Sefaz, apresentou o uso do aplicativo NFF, abordou temas de educação fiscal e explicou pontos da Reforma Tributária relacionados ao novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Também participou o gerente do Senar-ES, Wellingtonglei de Carvalho, que tratou da importância da atividade rural e do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), contribuição previdenciária destinada ao produtor rural segurado especial do INSS.
De acordo com César Milagres, os eventos tiveram ampla receptividade e reforçaram o intercâmbio entre as administrações tributárias. “A participação da Sefaz evidencia o compromisso do Estado em compartilhar conhecimento técnico e experiências práticas que contribuem para modernizar a gestão fiscal e fortalecer a educação tributária”, destacou o auditor fiscal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br