23/02/2022 13h00

Sefaz avança na proposta para criação da Escola Fazendária do Espírito Santo

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) avançou na proposta para criação da Escola Fazendária do Espírito Santo (EFAES). A comissão instituída pela Portaria n°105-S/2021 entregou, na última semana, um projeto contendo as diretrizes para a criação da instituição ao gabinete da Secretaria. A iniciativa propõe o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos servidores fazendários para melhorar a prestação de serviços para a comunidade.

"Há previsão de aposentadorias e ingresso de novos servidores, com novas demandas de qualificação técnica na Subsecretaria da Receita e do Tesouro Estadual. A intenção é que a Escola Fazendária contribua com esse processo de transferência de conhecimentos e, ao mesmo tempo, crie um ambiente adequado para desenvolver novas habilidades e modernização de serviços fazendários", disse o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

Altoé complementa: "Com isso, a Sefaz será um modelo de inovação entre as Administrações Tributárias, tornando-se mais dinâmica para contribuir com o desenvolvimento da sociedade capixaba", comentou.

Residência Fazendária

Segundo a presidente da Comissão, a auditora fiscal Rowena Fraga, a EFAES está sendo constituída a partir de evidências de melhores práticas de escolas fazendárias existentes no País.  "Além disso, definimos as bases para criação de um Programa de Residência Fazendária para atrair profissionais recém-formados e avançar em pesquisas científicas para solução de problemas práticos de interesse da Sefaz", contou.

A futura escola também prevê um espaço de parceria para capacitação de gestores municipais. "A ideia é aproveitar o nível de excelência técnica de Consultores do Tesouro Estadual para ajudar as prefeituras do Estado no desenvolvimento de conhecimentos nas áreas de orçamento, finanças e contabilidade pública", lembrou o consultor do Tesouro Eduardo Araújo.

A composição da comissão responsável pela elaboração do estudo da EFAES contou com a participação de seis servidores da Sefaz: Hudson de Carvalho, Jessé dos Santos e Rowena Fraga, que são auditores fiscais; Eliane Canal e Eduardo Araújo, consultores do Tesouro Estadual; e Maria da Penha Brito, que é subgerente de Treinamento e Desenvolvimento.