Sefaz aprova seu Mapa Estratégico e se prepara para definir projetos estruturantes e metas de desempenho
.jpeg?v=638948467375117620)
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou, na última sexta-feira (26), mais uma etapa do processo de construção do seu Planejamento Estratégico. Em reunião com o Comitê Executivo de Gestão Estratégica (CEGE), foi apresentado e aprovado o Mapa Estratégico da instituição, documento que consolida os eixos de atuação da Fazenda Estadual. A iniciativa reforça o compromisso da Sefaz com a modernização da gestão pública, a transparência e a excelência na entrega de serviços à sociedade.
O Mapa foi elaborado a partir de informações levantadas em oficinas conduzidas pela empresa MBS Consulting, empresa contratada com recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Espírito Santo (Profisco II) para coordenar o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Sefaz.
Com base em metodologias reconhecidas de planejamento, o trabalho envolveu a participação de subsecretários, gerentes e técnicos da Sefaz em workshops realizados em agosto, além da contribuição da comissão técnica responsável pelo projeto.
Durante a apresentação, a subgerente de Desenvolvimento Organizacional e consultora do Tesouro Estadual, Eliane Canal Leite da Silva, ressaltou a importância da construção coletiva desse processo. “O Mapa Estratégico reflete a visão integrada da instituição, articulando eixos finalísticos e transversais que vão sustentar os próximos passos da gestão. É um instrumento essencial para fortalecer a identidade da Sefaz e alinhar suas ações aos desafios do setor público”, destacou.
O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, que conduziu a reunião, reforçou o compromisso da instituição com a efetividade do planejamento. “Estamos aprovando um trabalho consistente, fruto da dedicação técnica da equipe. Nosso desafio agora é transformar o Mapa em ações concretas, garantindo que este planejamento não fique no papel, mas se converta em resultados para a sociedade capixaba”, afirmou.
Entre as próximas etapas previstas para 2025 estão a elaboração da Carteira de Projetos Estruturantes e Medidas Institucionais, o desenvolvimento do Painel de Controle de Indicadores e Metas de Desempenho e a definição dos Planos de Ação, com medidas de gestão a serem adotadas.
O Planejamento Estratégico está sendo conduzido por auditores fiscais da Receita Estadual, consultores do Tesouro Estadual e servidores da Gerência de Desenvolvimento Fazendário (Gedef), com o apoio técnico da MBS Consulting e recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Espírito Santo (Profisco II).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br