02/05/2025 13h02

Sefaz apresenta Fundo Soberano em workshop que debateu mitigação de impactos ambientais

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Tesouro Estadual, apresentou o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) em workshop on-line realizado no último dia 25 de abril pelo Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros e pelo Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC).

O consultor do Tesouro Estadual e secretário executivo do Conselho Gestor do Funses, Alexandre Gebara, apresentou as principais características do Fundo Soberano capixaba, destacando sua importância como instrumento de estabilização fiscal, poupança intergeracional e desenvolvimento estratégico para o Estado.

“O Funses vem se consolidando no cenário nacional como um importante instrumento de política pública e uso racional dos recursos dos royalties do petróleo, sendo exemplo para outros entes subnacionais brasileiros”, destacou Alexandre Gebara. O Fundo Soberano do Estado conta, atualmente, com um saldo de R$ 1,9 bilhão em caixa.

O evento promoveu a troca de experiências sobre fundos subnacionais, desenvolvimento sustentável e participação comunitária, e foi uma oportunidade de apresentar os fundos soberanos de riqueza, com destaque para as experiências pioneiras no Espírito Santo, Rio de Janeiro e nos municípios de Maricá, Niterói, Ilhabela, Itabira, Congonhas e Conceição do Mato Dentro, discutindo como esses instrumentos podem financiar ações de mitigação e adaptação climática.

O Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC) tem o objetivo de promover a participação cidadã na gestão ambiental, estimulando a inserção de lideranças comunitárias em diversos espaços de controle social nas cidades onde atua. O Núcleo atua em diversos municípios capixabas,
incluindo Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim e Piúma, por meio de projetos que visam à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável nas comunidades afetadas pelas atividades petrolíferas.

Funses é 1º lugar em ranking de fundos

Criado em 2019, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) conquistou um feito inédito, ao alcançar a primeira posição entre os fundos soberanos do Brasil e da América Latina no Ranking Global de Fundos Soberanos 2025, realizado pelo Instituto de Estudos de Fundos Soberanos (IEFS). Em avaliação global, o Funses ficou na terceira colocação, com 15 pontos dos 20 possíveis, posicionando-se como um dos fundos mais bem geridos do mundo.

O ranking, que analisou 100 fundos soberanos de 69 países por meio da Matriz de Avaliação de Fundos Soberanos (MAFS), é reconhecido por destacar as melhores práticas de gestão e governança. O Fundo Soberano da Noruega liderou a lista mundial, com 17 pontos, seguido pelo Fundo do Governo de Cingapura.

A conquista reafirma o Funses como um exemplo de gestão responsável e alinhada às melhores práticas globais, consolidando o Espírito Santo como referência na administração de recursos estratégicos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

Tópicos:
Fundo Soberano
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard