12/04/2024 12h07

Programa Estadual de Educação Fiscal é apresentado a estudantes de Ciências Contábeis

A convite da professora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Salesiano (UniSales) e coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da instituição, Julyana Goldner Nunes, a Subgerência de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz), representada pelo coordenador do curso Disseminadores de Educação Fiscal, o professor Arthur Sérgio Rangel Viana, realizou uma palestra para estudantes do 5º período do Curso de Ciências Contábeis, no último dia 1º de abril.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) existe em várias instituições de Ensino Superior no País. O NAF é um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), desenvolvido em cooperação com instituições de ensino, com o objetivo de levar assistência fiscal e gratuita, presencial ou remota, a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais.

Estabelecer relações com instituições de Ensino Superior e, em especial com os cursos de Ciências Contábeis e com os NAFs sempre foi o objetivo de parceria do Programa Estadual de Educação Fiscal, como explicou a auditora fiscal Lívia Delboni, subgerente de Educação Fiscal da Sefaz.

Além de estreitar as relações e a parceria com a UniSales, a atividade teve como objetivo a realização de projetos e ações dos estudantes do 5º período de Ciências Contábeis com estudantes do 6º ano do Colégio Salesiano; estudantes da Educação de Jovens e Adultos do turno noturno do Colégio Estadual de Vitória; além de jovens aprendizes e do pré-Enem social Dandara, da Obra Salesiana.

A experiência despertou o interesse da professora Viviane Nunes Tetzlaff Lee, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UNiSales, em estender a atividade para outros períodos e a outros cursos da instituição, como o de Administração.

“Esses são os objetivos do Programa Estadual de Educação Fiscal: desenvolver entre os estudantes o conhecimento da função social dos tributos, como funciona a gestão e o controle social dos recursos públicos, além de contribuir para a formação de um cidadão consciente e fortalecer a cidadania fiscal”, observou o professor Arthur Viana.


Informações à Imprensa:
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