23/11/2023 17h44

GT nacional sobre educação fiscal realiza planejamento estratégico para o período 2024 a 2027

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) recebeu nessa terça-feira (21) e quarta-feira (22) a reunião do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) voltado para questões de educação fiscal, o GT-66. Com a presença de representantes de 20 Estados, o encontro teve como pauta central a discussão do planejamento estratégico do colegiado para o período de 2024 a 2027.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, esteve representada pelo coordenador do Curso Disseminadores de Educação Fiscal, professor Arthur Sérgio Rangel Viana. Peça fundamental na construção de políticas públicas ligadas ao conhecimento tributário, o GT 66 tem o papel de definir, planejar, executar, acompanhar e avaliar as ações do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

Na prática, o grupo atua como integrador das experiências executadas nas esferas federal, estadual e municipal.  No encontro, os membros do GT discutiram a viabilidade de produtos que estão em fase de elaboração, além de alinhar a organização de novos eventos e a implementação de ações inovadoras para os próximos quatro anos. O colegiado também reservou um momento para compartilhar experiências exitosas aplicadas em diferentes Estados, como o projeto Sapiência e Enrolado, que foi um dos destaques da reunião, apresentado pelo Rio Grande do Sul.

GT participa do 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal

Nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), os membros do GT participam do 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal, promovido pela Sefaz/RS na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

No primeiro dia do evento, o GT-66 coordena um painel sobre quatro eixos temáticos:  Transversalidade e Estratégias de Inserção Curricular; Relação Institucional entre as Secretarias da Fazenda e da Educação; Educação Fiscal nas Redes Sociais; e Formações de Disseminadores de Educação Fiscal. O encontro também promoverá palestras internacionais, apresentações literárias e debates sobre educação fiscal.  O professor Arthur Sérgio Rangel Viana participa como mediador e debatedor no Painel Transversalidade e Estratégias de Inserção Curricular, com dois expositores de Minas Gerais e Pará.

Tópicos:
educação fiscal