23/08/2021 15h21 - Atualizado em 23/08/2021 15h22

Governo do Estado institui Sistema de Informação de Custos

Governo do Espírito Santo instituiu, na última semana, o Sistema de Informação de Custos do Espírito Santo (SIC-ES). O Sistema tem como objetivo uma maior transparência na alocação dos recursos públicos, possibilitando melhor controle e avaliação das estruturas administrativas, programas e projetos do Governo Estadual.

O projeto está sendo desenvolvido pela equipe do Tesouro Estadual, em parceria com outras áreas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), como a Gerência de Tecnologia (Getec) e a Unidade de Coordenação de Projetos (UCP). O Sistema conta ainda com a participação de representantes da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

"O SIC-ES está em desenvolvimento para reunir as mais importantes informações financeiras, existentes nos mais variados sistemas de origem. Assim que concluído, ele irá permitir a gestão de uma série de informações nos mais diferentes níveis do Governo Estadual", explicou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

A expectativa é de que o Sistema esteja em condições de uso a partir do início de 2022. "Atualmente, temos trabalhado, interdisciplinarmente, em cinco frentes, que vão desde o desenvolvimento conceitual do SIC-ES ao modelo de gestão das informações. É um trabalho intenso, mas que dará um excelente resultado para o Espírito Santo", comentou o consultor do Tesouro Estadual Walter Luiz da Costa, que participa do desenvolvimento do programa.

O subsecretário de Estado do Tesouro Estadual, Bruno Pires Dias, destaca que, mesmo depois de concluído, o SIC-ES deverá ser alimentado pelas secretarias, fundos públicos e autarquias do Espírito Santo. "O alinhamento técnico, a padronização e a divulgação das informações vão ser feitos pela equipe técnica do Tesouro Estadual. Mas, para isso, contaremos com a colaboração dos servidores de todas as outras secretarias, que vão alimentar o sistema e permitir que possamos melhor gerir as despesas estaduais", completou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard