Getec utiliza indicadores de performance para alcançar metas na Sefaz
A Gerência de Tecnologia da Informação (Getec) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) tem utilizado indicadores de performance para alcançar metas em suas atividades cotidianas. Além de apontar como está o andamento das tarefas da Gerência, a metodologia pretende verificar se sua estratégia de atuação está sendo bem-sucedida e se está fornecendo às partes interessadas os principais resultados esperados.
O gerente de Tecnologia da Informação da Sefaz, Marcelo Azeredo Cornélio, considera esse trabalho como uma iniciativa inovadora, pois, de acordo com ele, não é comum a prática de Gestão para o Resultado com a utilização de indicadores no setor de Tecnologia da Informação no Espírito Santo, sendo uma importante ferramenta de gestão.
“Os indicadores de performance permitem a transparência na divulgação de resultados, garante o alinhamento dos esforços, por meio do estabelecimento de linguagem e objetivos comuns e define critérios objetivos reconhecidos pela Secretaria”, contou Cornélio.
Os indicadores são instrumentos de medição que fornecem informações sobre o resultado da execução da estratégia, comunicando o alcance das metas e sinalizando a necessidade de ações corretivas sendo, portanto, um teste permanente da validade da estratégia.
Ferramenta
Uma das ferramentas que a Getec utiliza é o GLPI, um software web que apresenta amplas funcionalidades de gestão de helpdesk, incidentes, requisições, projetos e inventário, possibilitando um acervo de dados para um gerenciamento eficiente e proativo. Dos dados gerados por meio dele, são criados Dashboards com as informações dos indicadores de performance para que os gestores tenham uma visão mais gerencial da massa de dados, possibilitando uma atuação mais objetiva das equipes.
Funciona da seguinte forma: a partir de uma reunião de trabalho realizada entre os supervisores de cada área com suas respectivas equipes, cada supervisor constrói suas apresentações de resultados para seus subgerentes. Em seguida, os subgerentes compilam e realizam um agrupamento, a fim de realizar a apresentação dos trabalhos de sua Subgerência para o gerente.
A adoção da metodologia surgiu devido à necessidade de desenvolver uma rotina, em que os líderes e suas equipes tivessem a oportunidade de conversarem sobre os trabalhos realizados no mês, quais foram os pontos fortes e necessidades de melhoria em seus processos, além de contribuir também com a criação de metas mensuradas por indicadores que direcionassem os trabalhos dando foco à equipe.
Dessa forma, o modelo orienta que todos os colaboradores tenham resultados como foco principal de suas ações, ou seja, além de cumprir os processos, devem alcançar as metas estabelecidas, bem como criar um engajamento da equipe com suas entregas, alavancando o nível de maturidade ao canalizar foco naquilo que é necessário para a instituição.
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