11/03/2024 16h12 - Atualizado em 11/03/2024 16h20

Educação Fiscal ganha força nas escolas estaduais com lançamento de caderno metodológico

Desenvolver entre os estudantes o conhecimento de como funciona a gestão de recursos públicos, contribuir para a formação de um cidadão consciente e fortalecer a cidadania fiscal. Esses são os objetivos do caderno metodológico “Educação Fiscal”, elaborado em parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria da Educação (Sedu).

O caderno faz parte da coleção de publicações que abordam cinco diferentes temas, lançada na última terça-feira (05) pelo Governo do Estado. Os cadernos metodológicos são instrumentos que auxiliam os professores para que possam delinear ferramentas estratégicas de natureza socioemocionais e cognitivas, a fim de que os estudantes possam tomar decisões objetivas e salutares para o bem-estar de cada um.

“A publicação desse caderno, em colaboração com a Sedu, é uma forma de interagir com a sociedade sobre a origem dos tributos, sua função social, processos para organizar sua aplicação e o controle social dos recursos públicos”, explicou a auditora fiscal Lívia Delboni Lemos, subgerente de Educação Fiscal da Sefaz.

O professor Arthur Sergio Rangel Viana, lotado na Subgerência de Educação Fiscal da Sefaz, observou que o material está em consonância com as novas diretrizes da educação propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Currículo do Espírito Santo.

“Além disso, dialoga com as políticas públicas do nosso Estado ao atender outros setores do Governo, da sociedade civil e instituições de ensino. A Educação Fiscal entrou como tema integrador, pois deve ser abordada de forma contextualizada, visando a formar um cidadão consciente, reflexivo e mobilizador, contribuindo para a transformação social”, ressaltou Viana.

Além da Educação Fiscal, os cadernos abordam os temas Pensamento Computacional; Escolas Plurais; Educação Ambiental e Prevenção ao Uso de Drogas.

A publicação contém propostas práticas que foram elaboradas por meio de planos de aula e projetos que foram construídos e desenvolvidos por graduandos do Curso de Extensão I, no Ensino de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cachoeiro de Itapemirim: “A Educação Matemática e os Desafios Para o Financiamento da Educação Básica Pública no Contexto Tributário Brasileiro”, ofertado pelo Programa Estadual de Educação Fiscal e pelos profissionais participantes do Curso Disseminadores de Educação Fiscal oferecido para as redes estadual e municipais de ensino.