22/03/2022 11h13

Sefaz multa transportador que levava gasolina com nota fiscal irregular

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) multou um transportador que carregava 15 mil litros de gasolina comum com nota fiscal irregular, ou seja, não apropriada para a operação. O caso foi registrado no último sábado (19), em Itapemirim, depois que o motorista foi parado em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o auditor fiscal e subgerente Fiscal, Florentino Dalfior Junior, o motorista apresentou uma nota fiscal informando que o produto sairia de um distribuidor de combustíveis em Vila Velha para um posto de gasolina no mesmo município. Ao constatarem a inconsistência, já que o veículo foi parado no sul do Estado, os policiais federais acionaram a Sefaz.

"O motorista disse que morava na região sul e que havia esquecido a carteira de motorista em casa e estava indo buscar. O que não faz muito sentido, já que hoje em dia o documento de habilitação está disponível até nos smartphones”, disse Florentino Junior. “A suspeita é que o transportador fosse levar a carga para o Rio de Janeiro, onde a alíquota da gasolina é de 34%, contra 27% da alíquota aplicada no Espírito Santo", acrescentou o subgerente.

A carga foi avaliada em R$ 97.792,50. Já a multa aplicada foi de R$ 55.741,73. Após ser autuado, o transportador pagou a multa referente ao imposto da carga e seguiu viagem.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard