Espírito Santo apresenta produto do Profisco II em evento internacional no Rio de Janeiro

O Espírito Santo foi destaque no Regional Dialogue on Digital Solutions for Smarter Fiscal Management (Diálogo Regional de Políticas Públicas: Soluções Digitais para uma Gestão Fiscal Inteligente), evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos dias 10 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, o Estado apresentou um dos produtos desenvolvidos no âmbito do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), chamando atenção de representantes de diversos países.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) coordena a execução do Profisco II no Espírito Santo. O Programa prevê o desenvolvimento de 15 produtos que serão entregues em parceria com as Secretarias de Controle e Transparência (Secont), de Economia e Planejamento (SEP) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger), com investimentos em tecnologia da informação, inovação, gestão de pessoas, educação fiscal e desenvolvimento de sistemas.
No evento, foi apresentado o Produto 3.3 da Seger: “Avaliação de Políticas Públicas para Melhoria do Gasto Público”, uma solução voltada ao aperfeiçoamento do uso dos recursos públicos. O produto é voltado ao Processo de Análise de Dados para Subsidiar a Tomada de Decisões e tem como foco a gestão de recursos públicos, o monitoramento e avaliação de políticas e a agilidade e qualidade nas licitações.
Suas atividades contam com mais de 30 painéis de inteligência analítica em funcionamento, criando novos conteúdos, como imagens e textos, baseando-se em modelos de deep learning, que são treinados com grandes conjuntos de dados.
A experiência brasileira com o Profisco já despertou interesse de países como Chile, México, Peru, Equador e Uruguai. Considerado o maior projeto de transformação digital da administração pública no país, o programa apoiou 24 estados brasileiros e permitiu avanços como a Nota Fiscal Eletrônica, sistemas modernos de gestão financeira e o uso de inteligência artificial na análise de dados, que já resultaram em um aumento de 11,6% na arrecadação tributária.
“A apresentação de um produto do Espírito Santo em um fórum internacional como esse reforça a relevância do Profisco II para a modernização da gestão pública e evidencia a maturidade e a qualidade na execução do Programa em nosso Estado”, destacou Paula Miranda Tardin, coordenadora do Profisco II e gerente de Projetos Estratégicos da Sefaz.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br